domingo, setembro 19

Quem, como eu, com uma ansiedade enigmatica, se esforcou, durante muito tempo, por meditar no pessimismo ate as suas profundezas e por o libertar da sua estreiteza e da sua ingenuidade meio cristas, meio alemas, sob o aspecto em que nos apareceu ultimamente neste seculo, quero dizer sob forma de filosofia schopenhaueriana; quem uma vez penetrou verdadeiramente, com um olhar asiatico e superasiatico, na mais negativa de todas as possíveis maneiras de pensar -- para alem do bem e do mal e nao mais, como Buda e Schopenhauer, sob o encanto e a ilusao da moral --, esse abriu assim os olhos, talvez sem o desejar, para o ideal contrario: para o ideal do homem mais exuberante, mais vivo, mais optimista do mundo que nao aprendeu apenas a resgnar-se e a reconciliar-se com aquilo que foi e que eh, mas que o quer outra vez e para sempre tal como foi e tal como eh, gritando sem cessar "bis" , nao somente para si, mas para a peca inteira, para todo o espetaculo -- e o torna necessario: por sempre de novo precisar de si -- e se tornar preciso. -- Como? Nao seria isto -- circulus vitiosus deus?

Friederich Nietzche, Para Alem do Bem e do Mal.



Santo Tomas de Aquino, ja proximo ao fim de sua vida, conheceu a Contemplação Inspirada. Dai em diante, nao mais prosseguiu no livro que iniciara. Comparado com isto, tudo mais que ele havia lido, e sobre o qual discutira e escrevera -- Aristoteles e as Sentenças, as Questões, as Proposições, as majestosas Summas -- valiam tanto quanto o joio ou a palha. Para a maioria dos intelectuais, tal greve de braços cruzados seria desaconselhavel ou mesmo moralmente errada. Mas o Angelico Doutor havia praticado mais o raciocinio sistematico que uma duzia de Anjos comuns reunidos, e ja se achava proximo a seu fim. Conquistara o direito, nesses ultimos meses de vida terrena, de trocar mera palha ou joio simbolico pelo pao da Verdade real e substancial. Anjos de categoria inferior, e com melhores perspectivas de longevidade, voltariam a palha. Mas o homem que vem de cruzar de novo a Porta na Muralha jamais será igual ao que partira para essa viagem. Sera, dai por diante, mais sabio, embora menos arraigado em suas conviccoes, mais feliz, ainda que menos satisfeito consigo mesmo, mais humilde em concordar com a propria ignorancia, embora esteja em melhores condicoes para compreender a afinidade entre as palavras e as coisas, entre o raciocinio sistematico e o insondavel misterio que ele procura, sempre em vao, compreender.

Aldous Huxley, As Portas da Percepcao.

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